Ucranianos em Lisboa apelam à UE para «travar tirania» de Yanukovych

Категорія: Португалія
Створено: 09 лютого 2014 Дата публікації Перегляди: 9270

Cerca de 60 ucranianos manifestaram-se, este domingo, no Parque das Nações, em Lisboa, contra o regime do presidente da Ucrânia e para apelar à União Europeia (UE) para «travar a tirania» de Viktor Yanukovych.

Nem a chuva impediu os manifestantes de se dirigirem à Avenida das Bandeiras, onde envergaram bandeiras de Portugal, da Ucrânia e da UE e exibiram cartazes com imagens da repressão policial sobre manifestantes num protesto em Kiev.

Nos cartazes podiam ainda ler-se palavras de ordem como «Regime de Yanukovych usa o terrorismo contra o povo ucraniano», «Mais de 40 jornalistas sofreram nas mãos da polícia», «Inatividade da Europa incita à violência» e «Pedimos à Europa para intervir de imediato e impor sanções».

Em declarações à Lusa, o presidente da Associação de Ucranianos em Portugal e promotor da manifestação «Europa não fiques em silêncio!», disse que vão enviar uma carta a todos os países da UE a pedir para «ajudarem o povo ucraniano com sanções económicas àqueles que deram origem à situação que está a ocorrer na Ucrânia».

«Temos um Governo que tem todo o poder: a polícia, a procuradoria-geral, os jornais. Está tudo nas mãos do presidente que levou a Ucrânia a esta desgraça económica e política em que agora vive o povo ucraniano», disse Pavlo Sandokan.

Afirmando que na base dos problemas da Ucrânia está a corrupção no país, o presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal pediu aos «governos da UE que bloqueiem as contas, os imóveis, as empresas de todas as pessoas que estão ligadas à corrupção na Ucrânia».

www.tvi24

{module mod_knopka_comments}

 


O seu apoio é importante, independentemente do valor que está disponível a doarimage


Центр допомоги українським біженцям «Всі тут»

45

88888

Rádio Digital Comercial Ucrâniaradio comercial ucrania sq oficial new2312


 

ban23


Читати Українською!

Бібліотека у Португалії

R. Saco 1, 1150-311 Lisboa

85

Громадське незалежне
телебачення 
«Тризуб TV»

tryzub tv

Книга пам'яті


УГКЦ у Португалії

Розпорядок Богослужінь



Уроки португальської мови


Відеоархів Спілки:

Статистика
Перегляди статей
16785852
Лічильник

Українська рейтингова система