Hoje, dia 26/01/2014, na Praça do Comércio reuniram-se cerca de 700 Ucranianos para alertar o povo Português sobre o decorrer dos acontecimentos nos últimos meses na Ucrânia

Надрукувати
Дата публікації Перегляди: 6197

Hoje, dia 26/01/2014, na Praça do Comércio reuniram-se cerca de 700 Ucranianos para alertar o povo Português sobre o decorrer dos acontecimentos nos últimos meses na Ucrânia.

Citações em “slogans”  como :  “Yanukovich (Presidente da Ucrânia)– começou uma Guerra contra o povo ucraniano”, “Putin – Não irás conquistar a Ucrânia”, “Ajudem os Ucranianos a  livrarem-se dos criminosos”, foram entoadas pelos manifestantes em Ucraniano, Português e Inglês de modo a que a mensagem chegasse a todos os ouvintes  ali reunidos ou que por ali passavam.
Seguiu-se um momento de silêncio para homenagear a morte(pelas mãos dos criminosos do Governo) de algumas pessoas durante as manifestações.Foram feitos inúmeros discursos denunciando o regime de Yanukovich com a  convicção de que os Ucranianos vão resistir ao cenário de Kremlin e à Guerra fratricida.Seguiu-se um discurso emocionante de um imigrante russo que se juntou à reunião  para apoiar a Ucrânia e à frente de toda a gente lamentou a  fome extrema  (Golodomor) ucraniana, a opressão e destruição da Língua Ucraniana. No fim este colocou-se de joelhos e fez a adoração. Depois de um minuto de aplausos, os manifestantes gritaram “Glória a libertar o povo russo.”Concluida a manifestação prosseguiu-se um “desfile” desde a Praça do Comério para o Rossio passando pela zona turística de Lisboa.
 A próxima reunião da comunidade ucraniana realizar-se-à na embaixada russa na Terça-feira, dia 28 de Janeiro, para apelarem ao povo russo a juntar-se aos ucranianos nesta causa  de luta contra as tiranias da ditadura a favor da Democracia.

Serviço de Imprensa da União Ucraniana em Portugal

Tradução -  Maksym Tarkivskyy

3

{module mod_knopka_comments}