Portugal: Ucranianos de rito bizantino celebram Natal em Lisboa

Надрукувати
Створено: 08 січня 2019 Дата публікації Перегляди: 5978

9Capelania de Nossa Senhora de Nazaré, na zona de Arroios, acolheu a Diáspora Ucraniana com cânticos e solene liturgia.

Em ambiente de grande alegria e solenidade, a Comunidade Ucraniana de Rito Bizantino celebrou o Nascimento de Jesus, 7 de janeiro, na sua capelania em Lisboa, na Igreja de Nossa Senhora da Nazaré.

Uma igreja cedida pela igreja católica, pelo então Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, que o padre Mykola Yarema, responsável por esta capelania, agradeceu em entrevista à Vatican News.
Oportunidade para sublinhar a alegria da sua comunidade na celebração natalícia, “Dia de Paz”, uma paz que é cada vez mais necessária no seu país que “está em guerra na fronteira russa”, lamenta o sacerdote.
Na mesma linha as declarações ao portal da Santa Sé de Pavlo Sadokha, Presidente da Comunidade Ucraniana em Portugal, que lamenta” a agressão na fronteira russa” ao seu país, e dá ainda conta da diáspora ucraniana em terras portuguesas onde já vivem cerca de 50 mil pessoas.
“A maioria dos ucranianos ficou em Portugal porque gosta deste país”, diz este economista que elogia a hospitalidade lusa e reafirma que sempre foram “muito bem recebidos na igreja portuguesa”.
Para Pavlo Sadokha, “a Igreja Católica em Portugal é um exemplo daquele verdadeiro rosto e verdadeira Palavra de Deus: «Ama o teu próximo»”.

Domingos Pinto – Lisboa

https://www.vaticannews.va/pt/