Carta aberta ao Presidente do Comité Olímpico em Portugal

Надрукувати
Категорія: SOS Ukrania pt
Створено: 19 березня 2023 Дата публікації
Автор: Admin Перегляди: 1796

28Presidente do Comité Olímpico em Portugal,
Exmo Senhor José Manuel Constantino

Assunto: Participação de atletas russos e bielorrussos nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024

Exmo. Senhor Presidente,

A Associação dos Ucranianos em Portugal representa neste país, o Congresso Mundial dos Ucranianos (UWC).
Esta Associação representa ainda, os interesses de mais de vinte milhões de ucranianos da Diáspora em mais de 60 países e é reconhecida pela ONU como uma organização não governamental com um estatuto consultivo especial.
E é neste sentido que a Associação vem hoje dizer que considera inacreditável e inaceitável, que depois de um ano de terrível larga invasão russa à Ucrânia, e que já matou centenas de milhares vidas e deslocou outros tantos milhares e destruiu dezenas cidades e aldeias na Ucrânia, o Comité Olímpico permita que atletas da Rússia e da Bielo-Rússia compitam em competições internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos de Verão de 2024 em Paris, França.
Por isso, pedimos que nos Comités Olímpicos Português e no Internacional continue em vigor a Recomendação do Conselho Executivo do COI de 28 de fevereiro de 2022 para suspender a participação de atletas russos e bielorrussos nas competições desportivas internacionais.

Há mais de um ano que o povo Ucraniano trava uma guerra defensiva contra a brutal invasão russa que começou em 24 de fevereiro de 2022 com o apoio da Bielorrússia (invasão essa que não foi provocada). O objetivo do estado agressor não é apenas a conquista dos territórios ucranianos, mas também a eliminação da identidade nacional ucraniana e que não é senão o genocídio do povo ucraniano. Crimes de guerra hediondos, atrocidades e massacres cometidos por soldados russos na Ucrânia e que chocaram o mundo inteiro.

Além de sua agressão militar, a Rússia também conta com colaboradores/infiltrados na área da cultura e do desporto. Muitos atletas, arbitros e treinadores russos e bielorrussos são filiados do exército russo e apoiam publicamente o imperialismo russo e o genocídio da Rússia contra a Ucrânia. A guerra de agressão da Rússia também é apoiada pela liderança dos comités olímpicos nacionais (NOC) da Rússia e da Bielorrússia. Em combinação com a violação da Trégua Olímpica em 2008, 2014 e 2022, essas são as violações grosseiras da Carta Olímpica.

A decisão de permitir que atletas russos e bielorrussos compitam nas competições internacionais, incluindo nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 em Paris, mesmo sob uma bandeira neutra, permitir-lhes-á promover o prestígio e a conquista russa com a consequente desinformação e propaganda russa. Tal facto conduzirá a conflitos entre estes atletas e atletas da Ucrânia e de muitos outros países, que sofreram ou estão sofrer várias formas de agressão russa, como Geórgia, Moldávia, Polônia ou países bálticos. Todos estes factos prejudicarão significativamente a imagem geral do Movimento Olímpico e terão um impacto negativo nos seus patrocinadores e doadores.

Estamos confiantes de que o desporto internacional não deve ser usado para encobrir o genocidio da Rússia na Ucrânia ou para ocultar os crimes contra a humanidade ou para promover a tolerância à guerra e à destruição.

Assim, pedimos ao Comité Olímpico de Portugal e Internacional que não permita que atletas russos e bielorrussos compitam nas competições internacionais, incluindo as Olimpíadas de 2024 e que mantenha seus NOCs nacionais, atletas, arbitros e treinadores sancionados até ao fim da agressão da Rússia contra a Ucrânia.

A paz só pode ser alcançada responsabilizando o agressor, não tolerando-o.

Presidente da Associação dos ucranianos em Portugal,
Pavlo Sadokha