Cinema: “As Crónicas do Exército da Galiza Ucraniana”

Категорія: Новини , Україна
Створено: 23 жовтня 2015 Дата публікації Перегляди: 907

O fim da I G.M. ditou o colapso do Império Austro-Húngaro. As diversas nações europeias: checos, húngaros, polacos, ucranianos, os eslavos do sul se preparavam para a proclamação dos estados nacionais. Em 1 de novembro de 1918, na cidade de Lviv foi proclamada a República Popular da Ucrânia Ocidental (ZUNR).

As unidades dos Atiradores de Sich, infantaria ucraniana do exército austro-húngaro foram a base das forças armadas da nova república ucraniana. Que quase de início foi a vítima das pretensões da vizinha Polónia. A Europa Central tornou-se o palco das “guerras locais” pelas fronteiras da nova realidade geopolítica. Do leste, a ZUNR estava ameaçada pelo avanço das forças bolcheviques. O ocidente optou pela formação do “cordão sanitário” para conter a Rússia Soviética...

“Legião. As Crónicas do Exército da Galiza Ucraniana. 1918-1919” é o novo filme documental do realizador ucraniano Taras Khymych, que se baseia nos depoimentos dos veteranos dos movimentos da libertação nacional da Ucrânia.

As filmagens, ao cargo do estúdio ucraniano “Invert pictures”, demoraram 15 meses, o realizador trabalhou com o moderno formato 4K. Nas filmagens participaram os atores profissionais de dois teatros de Lviv, os veteranos de OAT e ativistas dos clubes de “reconstrutores”. As filmagens das cenas de combates estavam ao cargo do clube histórico-militar “Povstanets” (Insurgente) de Kyiv. O filme foi criado pela iniciativa de Assembleia Ucraniana de Galiza (UGA), no âmbito do projeto documentary.org.ua

A estreia do filme decorrerá no dia 1 de novembro de 2015, às 17h00 no cinema “Oleksandr Dovzhenko” em Lviv, a entrada é gratuita (fonte); fotos @Olenka Khymych.

Ver o trabalho anterior do Taras Khymchych, “Setembro de Ouro. Crónicas da Galiza de 1939 – 1941”:

Fonte: http://ucrania-mozambique.blogspot.pt/

{module mod_knopka_comments}


O seu apoio é importante, independentemente do valor que está disponível a doarimage


Центр допомоги українським біженцям «Всі тут»

45

88888

Rádio Digital Comercial Ucrâniaradio comercial ucrania sq oficial new2312


 

ban23


Читати Українською!

Бібліотека у Португалії

R. Saco 1, 1150-311 Lisboa

85

Громадське незалежне
телебачення 
«Тризуб TV»

tryzub tv

Книга пам'яті


УГКЦ у Португалії

Розпорядок Богослужінь



Уроки португальської мови


Відеоархів Спілки:

Статистика
Перегляди статей
16887328
Лічильник

Українська рейтингова система