A vida dos presos políticos ucranianos na Rússia corre perigo!

Категорія: Українська громада у Португалії
Створено: 25 травня 2018 Дата публікації Перегляди: 2850

126A vida dos presos políticos ucranianos na Rússia corre perigo!

Entre as razões inventadas da anexação da Crimeia e da intervenção militar russa do leste da Ucrânia, apresentadas pelo regime político russo, surgiu assim chamada perseguição da população falante de língua russa, residente nestes territórios.
Pela mesma razão foi fabricado o processo criminal contra o realizador ucraniano Oleg Sentsov e ativiststa antifascista Olexander Kolchenko, detidos na Crimeia ocupada e anexada em 10 de maio de 2014. Ambos foram acusados de preparar os actos terroristas e condenados, Kolchenko aos 10 e Sentsov aos 20 anos de prisão.
Atualmente Oleg Sentsov está preso na colónia penal “Urso Branco” em Labytnangi, na região russa de Tyumen.
Em 14 de maio de 2018, Oleg Sentsov iniciou a greve de fome intemporal.
Neste momento Oleg Sentsov é mantido numa célula individual, o seu advogado não excluiu a hipótese de que o seu constituinte será submetido ao exame psiquiátrico compulsivo e será vítima de tortura, em forma de alimentação forçada (medida proibida mesmo à luz do Código Penal da Federação Russa).
Oleg Sentrov exige a libertação de todos os 64 presos políticos ucranianos, detidos nas cadeias da Federação Russa, o realizador ucraniano não pede a sua própria libertação. Dedicação e integridade de Oleg Sentsov indicam ele realmente irá até o fim, e está pronto para morrer, se suas exigências não forem cumpridas. Nestas condições, a Comunidade ucraniana de Portugal, assim como toda a gente de boa vontade não pode permanecer em silêncio e fingir a indiferença.
Atualmente, Rússia mantém em seu poder e por motivos políticos 64 cidadãos da Ucrânia, privados de liberdade e do direito à um julgamento justo. Eles foram torturados, coagidos e se encontram em condições inaceitáveis da detenção, a sua saúde física e mental de deteriora, eles são separados das suas famílias e filhos por grandes distâncias e sistema carcerário russo, bastante desumano. Eles não recebem as visitas consulares de diplomatas ucranianos, nem assistência médica adequada. Alguns deles foram condenados, de forma injusta, no decorrer dos processos semelhantes aos julgamentos estalinistas às penas de até 22 anos.
Os artistas, cientistas, figuras públicas ucranianas exortam a comunidade internacional para mostrar a solidariedade com Ucrânia, exigindo da liderança política russa a libertação imediata de Oleg Sentsov e outros prisioneiros políticos ucranianos, detidos nas prisões da Federação Russa.
Na nossa opinião, uma das formas dessa pressão firme e civilizada, é o boicote e não participação no Campeonato do Mundo da FIFA de 2018, que em breve irá decorrer na Rússia.
Apelamos à todas as pessoas de boa vontade para apoiar as exigências do prisioneiro de consciência ucraniano – Oleg Sentsov, salvando a sua vida!

127


O seu apoio é importante, independentemente do valor que está disponível a doarimage


Центр допомоги українським біженцям «Всі тут»

45

88888

Rádio Digital Comercial Ucrâniaradio comercial ucrania sq oficial new2312


 

ban23


Читати Українською!

Бібліотека у Португалії

R. Saco 1, 1150-311 Lisboa

85

Громадське незалежне
телебачення 
«Тризуб TV»

tryzub tv

Книга пам'яті


УГКЦ у Португалії

Розпорядок Богослужінь



Уроки португальської мови


Відеоархів Спілки:

Статистика
Перегляди статей
16785278
Лічильник

Українська рейтингова система