Os representantes da comunidade ucraniana em Portugal reuniram-se hoje em frente do palácio presidencial em Belém a manifestar o seu apoio ao cineasta Oleg Sentsov e outros prisioneiros políticos que se encontram detidos nas prisões russas

Категорія: Українська громада у Португалії
Створено: 15 червня 2018 Дата публікації Перегляди: 2334

53Os representantes da comunidade ucraniana em Portugal reuniram-se hoje em frente do palácio presidencial em Belém a manifestar o seu apoio ao cineasta Oleg Sentsov e outros prisioneiros políticos que se encontram detidos nas prisões russas.

Tendo em conta que o presidente Marcelo estará na Rússia assistir o jogo da seleção portuguesa e por sua vez terá encontro com o putin, apelamos a nossa mensagem para que não se esqueça dos ucranianos injustamente detidos e que sofrem as violações físicas e mentais, bem como a toda agressão que têm desenvolvido na Ucrânia/Europa

 

——————————————
À Sua Excia,
Presidente da República Portuguesa,
Dr. Marcelo Rebelo de Sousa

Excelência,

No momento em que está à decorrer o Campeonato do Mundo de Futebol, evento que supostamente deve “unir os povos acima da política”, importa recordar que neste preciso momento cerca de 70 prisioneiros políticos ucranianos se encontram nas várias cadeias da federação russa, condenados sob acusações seguramente inspiradas nos famosos processos estalinistas, que decorriam na União Soviética, no auge do Grande Terror da década de 1930.
Estes processos e estas acusações foram impostas contra o realizador ucraniano Oleg Sentsov e ativiststa antifascista Olexander Kolchenko, detidos na Crimeia ocupada e anexada em 10 de maio de 2014. Ambos foram acusados de preparar os actos terroristas, e condenados, Kolchenko aos 10 e Sentsov aos 20 anos de prisão.
Atualmente Oleg Sentsov está preso na colónia penal russa “Urso Branco” em Labytnangi, na região de Tyumen.
Em 14 de maio de 2018, Oleg Sentsov iniciou a greve de fome intemporal.
Neste momento Oleg Sentsov é mantido numa célula individual, o seu advogado não excluiu a hipótese de que o seu constituinte será submetido ao exame psiquiátrico compulsivo e será vítima de tortura, em forma de alimentação forçada (medida proibida mesmo à luz do Código Penal da Federação Russa).
Oleg Sentrov exige a libertação de todos os 70 presos políticos ucranianos, detidos nas cadeias da Federação Russa, o realizador ucraniano não pede a sua própria libertação. Dedicação e integridade de Oleg Sentsov indicam que ele realmente irá até o fim, e está pronto para morrer, se suas exigências não forem cumpridas. Nestas condições, a Comunidade ucraniana de Portugal, assim como toda a gente de boa vontade não pode permanecer em silêncio e fingir a indiferença.
Atualmente, Rússia mantém em seu poder e por motivos políticos cerca de 70 cidadãos da Ucrânia, privados de liberdade e do direito à um julgamento justo. Eles foram torturados, coagidos e se encontram em condições inaceitáveis da detenção, a sua saúde física e mental de deteriora, eles são separados das suas famílias e filhos por grandes distâncias e pelo sistema carcerário russo, bastante desumano. Eles não recebem as visitas consulares de diplomatas ucranianos, nem assistência médica adequada. Alguns deles foram condenados, de forma injusta, no decorrer dos processos semelhantes aos julgamentos estalinistas às penas de até 22 anos.
Os artistas, cientistas, figuras públicas ucranianas exortam a comunidade internacional para mostrar a solidariedade com Ucrânia, exigindo da liderança política russa a libertação imediata de Oleg Sentsov e outros prisioneiros políticos ucranianos, detidos nas prisões da Federação Russa.
Dado que V. Excia já manifestou publicamente o seu desejo de se encontrar com o presidente russo em funções, apelamos à V. Excia que aborde a questão de libertação dos prisioneiros políticos ucranianos, detidos injustamente nas cadeias russas. Por favor, não deixe essa oportunidade solene em interceder por aqueles que mais precisam e menos podem neste preciso momento.
V. Excia, a Comunidade Ucraniana de Portugal conta com a sua força de vontade e com esforços firmes da diplomacia portuguesa para proceder em defesa dos direitos humanos dos prisioneiros políticos ucranianos, direitos que não estão salvaguardados, nem garantidos pela federação russa e pelo seu sistema carcerário.
Apelamos à V. Excia e à toda a gente de boa vontade para apoiar as exigências do prisioneiro de consciência ucraniano – Oleg Sentsov, salvando a sua vida!

53

54

 


O seu apoio é importante, independentemente do valor que está disponível a doarimage


Центр допомоги українським біженцям «Всі тут»

45

88888

Rádio Digital Comercial Ucrâniaradio comercial ucrania sq oficial new2312


 

ban23


Читати Українською!

Бібліотека у Португалії

R. Saco 1, 1150-311 Lisboa

85

Громадське незалежне
телебачення 
«Тризуб TV»

tryzub tv

Книга пам'яті


УГКЦ у Португалії

Розпорядок Богослужінь



Уроки португальської мови


Відеоархів Спілки:

Статистика
Перегляди статей
16808480
Лічильник

Українська рейтингова система