O Povo ucraniano escolhe a Democracia e o Estado de Direito da União Europeia!

Створено: 01 грудня 2013 Дата публікації Перегляди: 8600

01 de Dezembro de 2013              

Presidente da Assembleia da República

Dra. Maria da Assunção Esteves

Exma Sra Presidente da Assembleia da República Portuguesa

Somente no século passado, a nação ucraniana sofreu duas terríveis guerras mundiais e a ocupação de um dos impérios mais brutais do mundo - a URSS.

Milhões de ucranianos foram vítimas de terror e genocídio político de Stalin só porque queriam ser senhores na sua própria terra e falar a sua língua nativa.

Com o colapso da União Soviética a Ucrânia ganhou a independência territorial, mas no seu caminho independente o país começou com uma economia destruída, sem os ativos e bens mais valiosos, que a antiga nomenclatura comunista levou.

O país emergiu com divisões étnicas artificiais, por causa de línguas faladas diferentes e com pontos de vista opostos sobre a sua história, promovendo-se a divisão dentro do mesmo povo.


A política externa da Rússia de Putin, sempre dificultou a defesa dos interesses geopolíticos da Ucrânia, que ainda durante o período soviético se reorientavam de uma economia de guerra, para uma economia de mercado, defendiam a democratização da sociedade e promoviam a luta contra a economia paralela.

 

Contudo, e apesar das grandes dificuldades sentidas ao longo dos anos, e mau grado as diferentes cadências das vontades presidenciais, o povo ucraniano gradualmente sempre se moveu em direção às sociedades euro-atlânticas.

Uma nova e importante etapa desse movimento seria a assinatura do Acordo de Associação UE - Ucrânia a 29 de novembro de 2013 em Vilnius.


Portanto, a decisão repentina do Governo da Ucrânia e a posterior não assinatura do referido acordo, pelo presidente Yanukovych , durante a Cimeira da Parceria Oriental, em Vilnius, e tendo ignorado os comícios em todas as principais cidades da Ucrânia e países onde a diáspora ucraniana está representada, causou a necessidade de defender a escolha do povo ucraniana em protestos pacíficos, maioritariamente organizados pela geração mais jovem da Ucrânia.


Ao usar o poder da força contra os manifestantes na Praça da Independência, na capital da Ucrânia, na noite de 30 de novembro de 2013, com o espancamento brutal de estudantes que não ofereciam quaisquer forma de resistência sobre as autoridades policiais, veio demonstrar ao povo ucraniano e ao mundo civilizado, que pela mão do seu presidente Yanukovych, o seu governo e suas forças subservientes a ele, numa noite mudou a Ucrânia de caminho democrático para a via do totalitarismo.


Devido à ameaça de desenvolvimentos não pacíficos, perpetuados na Ucrânia, pelo poder vigente, instamos os partidos políticos representados no Parlamento Português e no Governo de Portugal para expressar apoio ao povo ucraniano e implementar imediatamente sanções econômicas, incluindo congelamento de ativos e restrições de vistos a Yanukovych e membros do seu governo.


O Povo ucraniano escolhe a Democracia e o Estado de Direito da União Europeia!

Com muita estima, cordialmente,

Em nome:

Associação dos ucranianos em Portugal, Presidente - Pavlo Sadokha

Presidente da subdelegação de Lisboa - Stefan Synytsya

Presidente da subdelegação de Águeda - Nadiya Umanska

Presidente da subdelegação de Leiria - Yulia Grygoryeva

Subdelegação de Santiago do Cacém - Vasyl Senkiv

Presidente da subdelegação das Caldas de Rainha - Maria Starshenko

Presidente da subdelegação de Abrantes - Yulia Balyuk

Presidente da subdelegação de Lagos - Roman Prystay

Presidente da subdelegação de Braga - Valentyna Bykova

Presidente da subdelegação do Funchal - Maria Cherkas

Presidente da subdelegação de Viseu - Andriy Dyakun

Presidente da subdelegação de Santarém - Tetyana Tarnavska

Subdelegação de Vila Nova de Gaia - Sergiy Yavorskyy

Subdelegação da Marinha Grande - Nadia Shkuro

Centro Educativo e Cultural "Milagre do Mundo" (Lisboa), Diretor – Vlada Kiyak

Associação "Fonte de Mundo", Presidente - Boris Kucheras

Associação dos ucranianos do Algarve, Presidente - Igor Korbelyak

Centro Educativo e Cultural "Milagre do Mundo" (Lisboa), Diretor – Vlada Kiyak

Centro Educativo e Cultura “Escola Ucraniano-Português T. Shevchenko" (Faro), Directora - Natalia Dmytruk

Associação "Pirâmide das palavras", Presidente - Myroslava Martynyuk

Carta: PDF

{module mod_knopka_comments}

 

baner

Товариство українок у Португалії


Друзі!
Просимо підтримати петицію до Парламенту Португалії:
Заборонити використання символів російської агресії в публічній сфері в Португалії

Petição pública Ao Parlamento de Portugal: Proibir em Portugal os símbolos da agressão russa


O seu apoio é importante, independentemente do valor que está disponível a doarimage


88888


 ban23


Читати Українською!

Бібліотека у Португалії

R. Saco 1, 1150-311 Lisboa

85


 

Громадське незалежне
телебачення 
«Тризуб TV»

tryzub tv


 



Книга пам'яті


УГКЦ у Португалії

Розпорядок Богослужінь



Уроки португальської мови


Відеоархів Спілки:

Статистика
Перегляди статей
23947995
Лічильник

Українська рейтингова система

situs slot gacor toto link slot gacor toto slot judi bola raja slot situs toto togel online toto togel toto togel togel online togel juditoto juditogel juditogel juditoto
Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: id
    [file] => /home/admin/web/spilka.pt/public_html/components/com_content/views/article/view.html.php
    [line] => 242
)