- Закон України № 376-V про Голодомор 1932-33 рр.
- Офіційне визнання міжнародною спільнотою
- Суд над організаторами Голодомору-Геноциду
![]() |
![]() |
![]() |
Статут Культурно-освітнього центру «Дивосвіт» при Спілці українців у Португалії
Увага!
- Українсько-португальська угода про соціальне забезпечення
- До уваги всіх, хто оновлює або отримує водійські посвідчення в Португалії
- У відпустку в Україну власним автотранспортом до 60 днів
- «Шлях Перемоги» - громадсько-політичний тижневик
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Exmo. Sr. Eng. Carlos Moedas,
De fontes oficiais da Federação Russa, reconhecidas pela decisão da Comissão Europeia como aquelas que, de acordo com o Regulamento de Execução 2022/1270 do Conselho da UE, de 21 de julho de 2022, impõem medidas restritivas em relação a ações que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, soubemos que, nos dias de 4 a 7 de dezembro de 2025, terá lugar em Lisboa o festival internacional infantil e juvenil "Sonhos Coloridos - 2025", organizado pela fundação russa “Mundo dos Russos”.
Nas publicidades do evento, não está indicado o local concreto para a realização deste festival. Por conseguinte, entendemos que o festival da fundação "Mundo Russo" é uma ação de propaganda russa destinada, entre outras coisas, a desculpar a agressão russa contra a Ucrânia. É uma ação completamente desumana, dado o sofrimento das crianças ucranianas causado pela agressão russa.
Como o senhor presidente sabe, a comunidade ucraniana em Lisboa tem apelado constantemente ao governo português, às câmaras municipais e à sociedade em geral para que ajudem a facilitar o regresso de dezenas de milhares de crianças ucranianas que foram forçosamente levadas para a Federação Russa pelo regime russo, muitos dos quais ficaram sem os pais, que foram mortos pelo exército russo. Este é um crime horrível, já comprovado pelo tribunal internacional em Haia, que resultou na condenação do presidente da Rússia, Vladimir Putin, como responsável por tais crimes.
Não há dúvida de que o regime russo deseja usar a hospitalidade portuguesa para propaganda política. O que é ainda mais horrível, e não é a primeira vez, é que o regime russo faz isso à usando as crianças.
Estimado senhor Presidente, compreendendo que este evento pode ter um caráter privado e estar direcionado à desinformação, queremos ainda assim assegurar que a Câmara Municipal de Lisboa não participa nem presta assistência na organização deste evento de propaganda russa.
Por outro lado, considerando a possível presença de representantes da Rússia e de diferentes países do mundo em Lisboa, pedimos que o Sr. Presidente se dirija oficialmente aos participantes do evento para promover a libertação das crianças ucranianas que o governo russo mantém forçosamente no território da Federação Russa e nos territórios ocupados da Ucrânia.
Presidente da Associação dos ucranianos em Portugal,
Pavlo Sadokha
|
|