Igreja Ortodoxa da Ucrânia recupera a sua independência lhe retirada em 1686!

Категорія: Українська громада у світі
Створено: 11 жовтня 2018 Дата публікації
Автор: Admin Перегляди: 3886

20O Sínodo da Igreja Ecuménica Ortodoxa, na sua sessão regular dos dias 9 à 11 de outubro, discutiu a questão eclesiástica da Ucrânia e na sequência das deliberações extensas decretou à concessão da Autocefalia à Igreja da Ucrânia; restabelecimento do Patriarcado Ecuménico em Kyiv; fim do anátema dos patriarcas ucranianos e fim da dependência do Patriarca da Ucrânia ao patriarcado russo.

O Sínodo da Igreja Ecuménica Ortodoxa, decidiu nomeadamente:

1) Renovar a decisão já tomada de que o Patriarcado Ecuménico proceda à concessão da Autocefalia à Igreja da Ucrânia.

2) Restabelecer, neste momento, a Estauropegião [o estatuto mais alto de independência] do Patriarcado Ecuménico em Kyiv, uma de suas muitas Estauropegias na Ucrânia que sempre existiu lá.

3) Aceitar e rever as petições de recursos de Filaret Denysenko [Patriarca da Igreja ortodoxa da Ucrânia – Patriarcado de Kyiv], Makariy Maletych [Patriarca da Igreja Autocéfala Ortodoxa da Ucrânia] e dos seus seguidores, que se encontravam em Cisma não por razões dogmáticas, e de acordo com as prerrogativas canónicas do Patriarca de Constantinopla para receber tais pedidos pelos hierarcas e outros clérigos de todas as Igrejas Autocéfalas. Assim, os supracitados foram canonicamente reintegrados ao seu nível hierárquico ou sacerdotal, e os seus fiéis foram restaurados à comunhão com a Igreja.

4) Revogar a ligação jurídica da Carta sinodal do Ano 1686, emitida no âmbito das circunstâncias da época, que concedeu o direito através de oikonomía [comunhão] ao Patriarca de Moscovo para ordenar o Metropolitano de Kyiv, eleito pela Assembleia dos clérigos e leigos de sua paróquia, que homenagearia o Patriarca Ecuménico como o Primeiro hierarca em qualquer celebração, proclamando e afirmando a sua dependência canónica à Igreja Matriz de Constantinopla.

5) Apelar à todas as partes envolvidas que evitam a apropriação de igrejas, mosteiros e outras propriedades, bem como [se abstenham] de todos os outros atos de violência e de retaliação, de modo que prevalecerão a paz e o amor de Cristo.

[Feito] no Patriarcado Ecuménico, 11 de outubro de 2018
Do Secretariado Principal do Santo e Sagrado Sínodo

20

Ler original desta decisão em inglês e grego

21

Ler mais

Blogueiro: a decisão do Sínodo da Igreja Ecuménica Ortodoxa na sua importância supera qualquer outra decisão tomada pela Ucrânia ou em relação à Ucrânia desde 1991. A decisão acaba com o ciclo da dependência eclesiástica da Ucrânia em relação ao Moscovo que durou 332 anos (!) A decisão restabelece a plena independência eclesiástica da Ucrânia e rompe, definitivamente, as teias daquilo, que em pleno Maydan de 2004, o estrategista russo Marat Guelman classificou de “o nosso recurso de influência, que tivemos desde sempre – a Igreja Ortodoxa da Ucrânia – Patriarcado de Moscovo. [...] O elemento importantíssimo da influência legitima pró – russa na Ucrânia”.

ucrania-mozambique.blogspot.com

 

baner

Товариство українок у Португалії


Друзі!
Просимо підтримати петицію до Парламенту Португалії:
Заборонити використання символів російської агресії в публічній сфері в Португалії

Petição pública Ao Parlamento de Portugal: Proibir em Portugal os símbolos da agressão russa


O seu apoio é importante, independentemente do valor que está disponível a doarimage


88888


 ban23


Читати Українською!

Бібліотека у Португалії

R. Saco 1, 1150-311 Lisboa

85


 

Громадське незалежне
телебачення 
«Тризуб TV»

tryzub tv


 



Книга пам'яті


УГКЦ у Португалії

Розпорядок Богослужінь



Уроки португальської мови


Відеоархів Спілки:

Статистика
Перегляди статей
24062057
Лічильник

Українська рейтингова система

situs slot gacor toto link slot gacor toto slot judi bola raja slot situs toto togel online toto togel toto togel togel online togel juditoto juditogel juditogel juditoto
Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: id
    [file] => /home/admin/web/spilka.pt/public_html/components/com_content/views/article/view.html.php
    [line] => 242
)